Jogadores: 3983 Equipas: 607 Universidades: 65

FAQ

Perguntas Frequentes


Geral
  

Quais os jogos em competição?

  

A presente edição conta somente com o jogo League of Legends.

  

Qual é o público-alvo da EUL?

  

A e-University League é um evento competitivo anual no âmbito dos desportos eletrónicos, centrado na comunidade estudantil a frequentar o ensino superior, sendo essa também a sua principal população-alvo. Porém, no âmbito dos espectadores, e dado o crescente interesse pelos e-sports em todo o mundo, é objetivo da EUL chegar sempre a um público mais alargado.

  

Qual é o propósito e visão por detrás desta liga universitária?

  

Desde 2013, quando iniciou, a EUL tem vindo a duplicar todos os anos a sua abrangência, alcance e variedade geográfica, não só ao nível do número crescente de universidades aderentes mas também ao nível de equipas e jogadores. É hoje uma marca amplamente reconhecida não só no seio da esfera universitária mas também por entre toda a comunidade gaming nacional, sendo reconhecida como jogadores e espectadores como uma organização de qualidade e única em Portugal.

  Não estando limitada a um tipo de jogo em concreto, a EUL tem todas as condições para acompanhar as tendências, potenciando a expansão e o interesse público no gaming e nos desportos eletrónicos a nível nacional.

  

Quantas edições já existiram previamente?

  

Já contamos com três edições! A primeira, de características algo modestas, foi realizada em 2013. O sucesso garantido nesse ano permitiu um reforço na aposta em 2014, ano marcante para a afirmação da marca como sinonimo de crescente prestígio no domínio das competições lúdicas entre universidades. Em 2015 conseguimos expandir com novos patrocínios e uma viagem à LCS para a equipa vencedora.

Qualificação
  

Quero inscrever-me mas a minha Faculdade ainda não tem um qualificador ?

  

Deverás entrar em contacto com a tua Associação de Estudantes e pedir para que esta nos contacte via email (geral@e-ul.pt) no sentido da mesma poder realizar um qualificador que será sempre com fase final de qualificação (offline) nas instalações da própria faculdade.

  

Que instituições/faculdades/universidades podem participar?

  

Todas as faculdades e instituições de ensino superior com sede em território português podem participar. A única contra-partida prende-se com a necessidade da respetiva Associação de Estudantes ter de assumir sempre a realização de um qualificador offline (com presença física dos jogadores) na sua faculdade. Essa final irá apurar uma equipa representante que lutará por um dos 8 lugares na final com as demais faculdades em competição.

  

Qual a diferença entre a liga de Inverno e a liga de Primavera?

  

A Liga de Inverno (designada também por Winter Season) consiste numa liga de qualificação que começa em Dezembro e acaba em Janeiro. É totalmente online e disputa-se em formato de liga clássica onde ao longo de um conjunto de jornadas semanais, todas as equipas jogam contra todas e acumulam pontos. No fim, são apuradas as 4 equipas melhor colocadas. Esses vencedores ocuparão as quatro primeiras seeds e partindo em posição de vantagem.

     Os restantes quatro lugares são disputados em sistema de double elimination durante a liga de Primavera (spring season) não só entre as equipas não apuradas durante a liga de inverno, como também por novos participantes entretanto inscritos. As finais que apuram as equipas representantes das faculdades deverão assumir contornos de eventos presenciais, organizados pelas associações de estudantes das mesmas. No sentido de incentivar o alargamento da população ativa ao longo da competição, as seeds 5 e 6 serão atribuídas às faculdades que demonstrem a adesão de alunos mais significativa.

  

Quantas equipas poderão se inscrever por instituição de ensino e quantas poderão ficar qualificadas?

  

Só uma equipa pode sair vencedora e representar a faculdade na Final. Porém, quantas mais equipas inscritas por Faculdade melhor porque terá mais alta seed para a Final. Ou seja: mais equipas inscritas garante que a equipa qualificada possa ter (em teoria) melhores condições de progressão na final.

  

Onde são realizados os qualificadores intra-faculdade?

  

São levados a cabo fisicamente na faculdade que acolhe o seu qualificador num espaço definido pela Associação de Estudantes e em data também a determinar pela mesma. A EUL poderá contar com alguns representantes no local para auxiliar o processo e tirar todas as duvidas necessárias.

  

Preciso de levar equipamento próprio para os eventos de qualificação?

  

Sim, deverás sempre levar o teu computador e os respetivos periféricos salvo indicação contrária.

  

O que são as seeds e como são definidos os alinhamentos iniciais entre as equipas qualificadas na final?

  

A seed é o ranking que determina o posicionamento de cada equipa, sendo uma forma de quantificar o nível de jogo. Este mecanismo permite, por exemplo, que as equipas melhor qualificadaas não entrem em confronto direto no início da competição, debatendo-se primeiro com as de menor seed. Teoricamente, quanto maior a seed, melhor a posição ocupada na escolha da bracket ou grupo.

  

Como e quando são determinadas as faculdades apuradas?

  

São apuradas em duas fases: Winter Season (4 equipas) e Spring Season (4 equipas). Como o número de faculdades em competição pode ser variável, o número de jogos e de etapas de qualificação poderá também ser sempre diferente de edição para edição.

  

É possível seguir os jogos de qualificação online via stream?

  

Embora a EUL não realize streams oficiais da fase de qualificação por faculdade, estamos sempre receptivos a divulgar as iniciativas das faculdades e/ou de individuais se assim desejarem realizar algum tipo de emissão online.   

  

O que acontece no caso de desistência ou desqualificação de uma dada equipa?

  

A equipa vencida (no caso de eliminatórias) ou a equipa com o número de pontos imediatamente a seguir no ranking (no caso da liga de inverno) passa a assumir o lugar tornado vago.

Faculdades e Associações de Estudantes
  

No que beneficia uma faculdade em participar na EUL?

  

Tal como os videojogos na generalidade, a emergência do fenómeno dos e-sports é algo impossível de ignorar sob o ponto de vista desportivo, social e comercial. A presença de uma faculdade na final é uma oportunidade de apoiar e ver-se representada num universo que reúne cada vez mais audiência. Além disso, reforça a postura de atenção para com as novas tendências competitivas junto dos seus alunos, proporcionando-lhes uma oportunidade única que reúne todas as vantagens de qualquer desporto de equipa.

  

Qual é o papel das associações de estudantes em todo o processo?

  

A intervenção da Associação de Estudantes é determinante em vários aspetos. Desde a própria disseminação do evento, à organização do evento final local e necessária comunicação com a faculdade e respetivos departamentos visados.

  

O que ganham as AEs com tudo isto?

  

As AEs promovem junto dos estudantes um dia de convívio e competitividade e garantem dessa forma a sua participação na maior Liga Nacional de Videojogos. É uma atividade diferente e que em muito contribui para a diversidade das atividades proporcionadas por uma associação académica. 

  

O que é que a AE tem de garantir para além de conduzir e disseminar o evento de qualificação?

  

Um dos papeis fundamentais da AE é o da comunicação com a própria faculdade no sentido de obter condições mínimas de realização do evento. Internet de banda larga, eletricidade e um espaço físico adequado à quantidade de participantes são pontos fundamentais que não deverão ser ignorados.

  

Existe algum incentivo à participação e à boa organização de cada evento de qualificação?

  

Na presente edição todos os qualificadores que tenham 4 ou mais equipas inscritas, terão de oferta 5x Tapetes Steelseries QcK para a equipa vencedora.

      
    
Grande Final

Onde será realizada e quando?

  

15 e 16 de Abril, auditório da Exponor, inserido com a Feira Qualifica.

  

Não vou jogar, posso ir ver a Final?

  

Sim, a tua presença é fundamental e poderás assistir ao vivo às Grandes Finais da e-UL numa grande produção com os melhores jogadores Universitárias do país.

  

Como posso chegar ao local?

  

 

De carro a Exponor está junto à autoestrada A28, a 5 km a norte da cidade do Porto.
De avião a Exponor está a 10 minutos de distância do Aeroporto Internacional Francisco Sá Carneiro.
De metro a Exponor A EXPONOR ainda não é diretamente servida pelo metro. Tal só deverá acontecer numa fase subsequente, pelo prolongamento da Linha Azul que atualmente tem o seu término na estação do Senhor de Matosinhos, a cerca de 3km da EXPONOR.
De autocarro usar a linha 601 da STCP.

 

  

Onde posso ficar alojado?

  

 

Hoteis mais perto da Exponor:
- Holiday Inn Express Porto Exponor
- TRYP Porto Expo Hotel

 

  
  

Que condições existem para almoçar/jantar nas imediações?

  

A exponor dispõe de alguns pontos de comida e restaurante.

  

Existe acesso à Internet gratuito no local?

  

Sim a exponor dispõe de ligação sem fios.

  

Sou jogador qualificado, é necessário levar algum equipamento próprio?

  

Não é necessário, dado que todo o material é fornecido. Porém, podes levar o teu rato e/ou teclado caso faças questão. Os jogos realizados em palco são obrigatoriamente realizados com auscultadores de isolamento fornecidos pela organização.

  

Quantos palcos/zonas de competição existirão?

  

A Final da Exponor será realizada dentro do Auditório.

  

É importante a minha presença na Final como espectador?

  

Muito! A tua presença é fundamental não só para o próprio evento como para o panorama geral dos e-sports. Ao marcares presença estás a apoiar a realização de mais e melhores eventos de desportos eletrónicos em Portugal.

  

É possível trazer claque?

  

Claro! Quantos mais (e barulhentos), melhor. A EUL, acima de tudo, é uma festa que deve ser desfrutada por todos.

  

Vai haver stream?

  

Sim. A stream estará disponível no site principal da EUL. Caso não consigas comparecer, esta é uma forma de apoiar e de usufruir um pouco do convívio e entusiasmo gerado em torno deste acontecimento. A stream será narrada e comentada por dois a quatro casters de relevância no panorama nacional dos e-sports.

  

Que outro tipo de cobertura existirá ao longo do evento?

  

A cobertura será feita pelos nossos parceiros media e todo o evento será documentado para posterior publicação nos canais oficiais da liga.

Prémios e vencedores
         

Quais são os prémios?


 

  

Vencer a EUL dá acesso a jogar em alguma liga internacional?

  

De momento, apenas poderão dar acesso aos potenciais ShowMatch’s com vencedores de Ligas Universitárias de outros países europeus e alguma outra competição anunciada pela Riot, sendo que em 2015 ouve uma participação no Summer Break Collegiate Invitational onde o ISEP se sagrou campeão usufruindo assim de uma viagem completamente paga à Final do Campeonato do Mundo de League of Legends.

  

Quando são atribuídos os prémios aos vencedores?

  

Até 30 dias após a Final

  

Existe algum troféu?

  

Existirá um troféu da e-University League entregue à equipa vencedora.