Jogadores: 4666 Equipas: 678 Universidades: 75

 FEUP: vice-campeã mundial em League of Legends
   Agosto 21, 2018
A equipa de League of Legends da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  (FEUP) conquistou um prestigiado segundo lugar no International College Cup 2018, um  torneio que corresponde ao campeonato mundial entre universidades em League of  Legends, disputado entre 16 e 19 de agosto em Xi’an, na China.



O percurso de vitórias da FEUP  iniciou-se de forma expressiva no campeonato português  da e-University League, a Liga Portuguesa de Desportos Eletrónicos Universitários, em  que a equipa ultrapassou faculdades de renome como a Universidade do Minho, Instituto  Superior de Engenharia do Porto e Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.  
Ao vencer o campeonato nacional, a FEUP ficou apurada para representar Portugal nas  competições europeias da University Esports Masters (UEM) em Tenerife, no passado  mês de julho. A equipa dos “engenheiros” conseguiu assim arrecadar o 2º lugar,  perdendo apenas para a eficácia demonstrada pela equipa turca da Universidade de BAU.  Uma posição que assegurou aos jogadores da FEUP a sua viagem para a China.  Contrariamente à participação da equipa portuguesa, há um ano,  no torneio mundial, no  qual não conseguiu ultrapassar  a fase de grupos, desta vez os jogadores JotaC, Nunak,  Cherrie, Alternative, AFM e respetivo treinador Fintinhas, entraram no ICC 2018 como  underdogs​ e surpreenderam ao vencer a totalidade dos 5 jogos da fase de grupos.   Em competição encontravam-se as universidades representantes da China, do Vietname,  dos Estados Unidos, da Austrália e do Brasil e com a primeira posição no Grupo, a FEUP  passou diretamente para as Meias-Finais vencendo por 2-0 a congénere coreana.



A grande Final foi disputada numa série à melhor de 5, com a conceituada equipa da  universidade chinesa JiMei. Mesmo tendo mostrado incapacidade de vencer no primeiro  jogo, a FEUP ainda esteve em vantagem na segunda e terceira ronda, contudo os dois  teamfights​ finais foram o suficiente para que essa vantagem se perdesse, adiando o  sonho da equipa de se sagrar campeã mundial de universidades de League of Legends  para 2019. 
Com este resultado, Portugal destaca-se claramente a nível Mundial como uma forte  potência nas competições universitárias de Esports.